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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Faltam paradas de ônibus no Areal: minha sugestão de matéria (exibido em 15/02/11 no RADAR DF)



Poucos ônibus entram no Areal e demoram a passar. Os passageiros esperam horas no ponto, que estão sem sinalização. Nem os motoristas têm certeza de onde são as paradas.
Pegar ônibus protegido por um abrigo no Areal é uma vantagem que nem todos os passageiros têm. Depois da duplicação da avenida central, as paradas instaladas ainda são insuficientes.

No centro do Areal, ao lado da escola técnica, ponto de referência para todo mundo, não existem paradas de ônibus. O máximo que tem é uma árvore que serve de abrigo para os passageiros.

"Em dia de chuva, infelizmente, o abrigo que a gente tem é debaixo da árvore", comenta o administrador de empresas William Resende.

A falta de sinalização e recuo para os ônibus não confunde só os passageiros. "Nem sempre nós sabemos onde é a parada. Paramos em qualquer lugar", conta o motorista Adriano Marques. Já os pedestres, precisam adivinhar o local de esperar o transporte coletivo.

Os ônibus que passam por dentro do Areal também são poucos. Muitos passageiros que vêm de cidades como Samambaia e Recanto das Emas têm de descer no Pistão Sul e esperar por outra linha na frente de uma padaria.

Todos esses problemas de transporte público regados com muita, muita chuva. É aí que os passageiros vivem um verdadeiro transtorno. "A pessoa já vai pensando que vai descer na chuva e vai para casa molhada", fala o aposentado Edmilson Ferreira.

O DFTrans informou que a via principal do Areal foi reformada recentemente e, por isso, as paradas foram removidas. O processo de instalação das novas paradas já foi iniciado, mas o DFTrans não deu um prazo para concluir o serviço.

Bernardo Menezes

vejam em:
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1647853-10041,00-FALTAM+PARADAS+DE+ONIBUS+NO+AREAL.html

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Comportamento Motivacional: O impacto do incentivo organizacional no comportamento do profissional brasileiro

Esta é uma prévia do meu Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em Dezembro de 2010. 

RESUMO

 Embora existam diversos estudos sobre motivação e comportamento humano, as incertezas ainda permanecem. As organizações têm a necessidade de manter um processo contínuo de incentivo, o que se traduz no ciclo motivacional. A satisfação, embora tenha significado completamente diferente de motivação, interfere diretamente no aspecto motivacional causando mecanismos suficientes para motivar ou não o colaborador da organização. Através de revisão literária e análise de estudos anteriores, pretende-se analisar o quanto que o comportamento motivacional está diretamente relacionado com as ações de incentivo praticadas nas organizações. No final, cabe ao colaborador estar ou não motivado através de suas próprias atitudes, comprometendo-se com os objetivos organizacionais. Entretanto, os incentivos organizacionais revelam o caminho mais curto na busca do melhor comportamento profissional.

Palavras chave: Comportamento humano. Comportamento motivacional. Estímulo organizacional. Incentivo organizacional. Motivação. Valorização profissional.  

CONCLUSÃO

Foi visto, através das diversas teorias científicas da área, que o reconhecimento, trabalho interessante, segurança, remuneração, relacionamento e comunicação, diálogo, desafios, dentre outros, além de possíveis incentivos organizacionais e fatores determinantes de motivação fazem com que haja maior satisfação na relação entre colaborador e organização, evitando medidas extremas como as ações judiciais trabalhistas na busca de sanar prováveis injustiças.

Abordou-se o papel da área de Gestão de Pessoas seguido da importância dos valores organizacionais, demonstrando-se o quanto as pessoas interferem diretamente nas metas e objetivos estabelecidos pela organização. Sendo em seguida apresentadas as principais teorias sobre motivação, divididas em teorias de conteúdo e de processo para melhor compreensão sobre comportamento. Também são apresentados fatores determinantes de motivação, facilitando seu entendimento sobre existentes ações de incentivo organizacional, praticadas nas empresas da atualidade, que geram motivação.

Dentre os principais resultados da análise destacam-se o aumento no nível de emprego, crescimento da força de trabalho no setor produtivo e no rendimento dos brasileiros, a maior parte da população fora do mercado de trabalho é de mulheres e faixa etária média entre 25 a 49 anos de idade, o trabalho não remunerado de contra própria está perdendo espaço nessa mudança de comportamento dos profissionais brasileiros através do registro em carteira profissional aumentando inclusive a quantidade de novos processos na justiça trabalhista, solucionados e conciliados no primeiro encontro judicial nas varas trabalhistas.

Ocorre uma mudança de comportamento do profissional a partir dos incentivos aplicados, sejam eles positivos ou negativos. Segundo a própria Física: "Para cada ação, ocorre uma reação". Cabe ao gestor estudar a melhor aplicabilidade dentro de sua organização e ao colaborador a aceitação ou não das ações como estímulo e incentivo. 

No final, a única resposta para incentivar o colaborador acarretando em motivação, é questionar-se: qual a maneira mais eficiente e eficaz de atingir objetivos organizacionais assegurando a conquista de objetivos pessoais dos colaboradores participante neste processo?

Contudo, cabe ao colaborador estar ou não motivado através de suas próprias atitudes, comprometendo-se com os objetivos organizacionais. Entretanto, os incentivos organizacionais revelam o caminho mais curto na busca do melhor comportamento profissional. O maior patrimônio e investimento de uma organização para o alcance de suas metas e objetivos é seu capital humano.