Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de maio de 2011

RH: Apagão de talentos?

            É inexorável e factível a inexistência de pessoas totalmente qualificadas às vagas abertas no Brasil do século XXI. Com isso, recrutar e reter talentos torna-se diferencial organizacional proporcionando maior vantagem competitiva.
A falta de mão de obra devidamente qualificada assusta o departamento de RH de grande parte das organizações. É neste cenário mercadológico que surgiu o termo “apagão de talentos”.
Assim sendo, aliado ao crescimento exponencial do país, é notória a evolução em diversos aspectos relevantes tais como: aumento recorde na taxa de desocupação, surgimento de novos postos de trabalho, maior inserção das mulheres no mercado de trabalho, aumento salarial, melhores benefícios, melhor absorção dos processos judiciais trabalhistas, mais anos de estudos na média da população; e em outros diversos aspectos. Porém, tudo isso faz com que as empresas enfrentem dificuldade no recrutamento de talentos com as devidas qualificações para o cargo já que buscam os melhores profissionais qualificados (já encontrados e retidos por outras organizações). O que fazer?
Logo, ao se deparar com um problema não se deve focar ainda mais neste. E, sim nas melhores alternativas de soluções. O mercado está aquecido e as melhores opções de recrutamento e seleção tornam-se relevantes fatores de vantagem competitiva uma vez que, independente do setor de atuação, todas as organizações enfrentam dificuldades com recrutamento e seleção em todos os níveis organizacionais
A falta de políticas públicas e privadas em educação, treinamento e aperfeiçoamento são as maiores responsáveis deste problema. Segundo a revista Época (16/09/10) a pesquisa global CEO Study 2010, realizada pela IBM revela que:
*A escassez de bons profissionais preocupa até mais do que a adoção de novas tecnologias para aumentar a produtividade da empresa;
*É apontada como a principal preocupação para 71% dos presidentes de empresas no Brasil.
Com investimentos (principalmente recursos externos privados) para Copa do Mundo e Olimpíadas o mercado está aquecido causando a busca de profissionais até fora do Brasil. As mudanças já começaram! Mais do que nunca a busca por inovação deve ser constante ou estarão fora do mercado: empresas e/ou pessoas.
Se a empresa conseguiu encontrar bons profissionais surge à maior e mais cara dificuldade: retenção individualizada de talento investindo em desenvolvimento para que este não se sinta tentado a mudar de emprego prejudicando sua produtividade.
Mais que conhecer o concorrente é inevitável ter total domínio sobre si mesmo, sua empresa e seus colaboradores, mapeando necessidades, metas e objetivos.
Contudo, se está difícil encontrar pessoas devidamente qualificadas, verifique quais os canais utilizados para esta busca. Por fim, invista em bons profissionais qualificando-os para o cargo (à sua maneira) e terá retorno seguro em produtividade e lucratividade além de agregar valor no profissional com relação à empresa forçando-o a vestir a camisa da empresa que proporcionou à verdadeira “Oportunidade Profissional” através de motivação.
Taguatinga-DF, 06 de maio de 2011
Adm. William Resende de Faria
CRA/DF nº. 023918