Total de visualizações de página

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Comportamento Motivacional: O impacto do incentivo organizacional no comportamento do profissional brasileiro

Esta é uma prévia do meu Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em Dezembro de 2010. 

RESUMO

 Embora existam diversos estudos sobre motivação e comportamento humano, as incertezas ainda permanecem. As organizações têm a necessidade de manter um processo contínuo de incentivo, o que se traduz no ciclo motivacional. A satisfação, embora tenha significado completamente diferente de motivação, interfere diretamente no aspecto motivacional causando mecanismos suficientes para motivar ou não o colaborador da organização. Através de revisão literária e análise de estudos anteriores, pretende-se analisar o quanto que o comportamento motivacional está diretamente relacionado com as ações de incentivo praticadas nas organizações. No final, cabe ao colaborador estar ou não motivado através de suas próprias atitudes, comprometendo-se com os objetivos organizacionais. Entretanto, os incentivos organizacionais revelam o caminho mais curto na busca do melhor comportamento profissional.

Palavras chave: Comportamento humano. Comportamento motivacional. Estímulo organizacional. Incentivo organizacional. Motivação. Valorização profissional.  

CONCLUSÃO

Foi visto, através das diversas teorias científicas da área, que o reconhecimento, trabalho interessante, segurança, remuneração, relacionamento e comunicação, diálogo, desafios, dentre outros, além de possíveis incentivos organizacionais e fatores determinantes de motivação fazem com que haja maior satisfação na relação entre colaborador e organização, evitando medidas extremas como as ações judiciais trabalhistas na busca de sanar prováveis injustiças.

Abordou-se o papel da área de Gestão de Pessoas seguido da importância dos valores organizacionais, demonstrando-se o quanto as pessoas interferem diretamente nas metas e objetivos estabelecidos pela organização. Sendo em seguida apresentadas as principais teorias sobre motivação, divididas em teorias de conteúdo e de processo para melhor compreensão sobre comportamento. Também são apresentados fatores determinantes de motivação, facilitando seu entendimento sobre existentes ações de incentivo organizacional, praticadas nas empresas da atualidade, que geram motivação.

Dentre os principais resultados da análise destacam-se o aumento no nível de emprego, crescimento da força de trabalho no setor produtivo e no rendimento dos brasileiros, a maior parte da população fora do mercado de trabalho é de mulheres e faixa etária média entre 25 a 49 anos de idade, o trabalho não remunerado de contra própria está perdendo espaço nessa mudança de comportamento dos profissionais brasileiros através do registro em carteira profissional aumentando inclusive a quantidade de novos processos na justiça trabalhista, solucionados e conciliados no primeiro encontro judicial nas varas trabalhistas.

Ocorre uma mudança de comportamento do profissional a partir dos incentivos aplicados, sejam eles positivos ou negativos. Segundo a própria Física: "Para cada ação, ocorre uma reação". Cabe ao gestor estudar a melhor aplicabilidade dentro de sua organização e ao colaborador a aceitação ou não das ações como estímulo e incentivo. 

No final, a única resposta para incentivar o colaborador acarretando em motivação, é questionar-se: qual a maneira mais eficiente e eficaz de atingir objetivos organizacionais assegurando a conquista de objetivos pessoais dos colaboradores participante neste processo?

Contudo, cabe ao colaborador estar ou não motivado através de suas próprias atitudes, comprometendo-se com os objetivos organizacionais. Entretanto, os incentivos organizacionais revelam o caminho mais curto na busca do melhor comportamento profissional. O maior patrimônio e investimento de uma organização para o alcance de suas metas e objetivos é seu capital humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário