Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

CURRÍCULO: COMO ELABORAR?

1. DADOS PESSOAIS - Apresente-se
Escrever bem no alto da página: seu nome, endereço, telefone, celular, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil e número de filhos. Absolutamente desnecessário citar documentos pessoais.

2. OBJETIVO - Deixe claro seus objetivos
Um objetivo muito amplo diminui as chances. Enfocar sua área de atuação e o cargo desejado, seja breve. Se ainda não for um profissional experiente, o ideal é explicar como pretende direcionar sua carreira e por que escolheu essa profissão.

3.  FORMAÇÃO ACADÊMICA
Começar sempre pelo curso mais recente, com ano de início e de término. Basta relacionar o curso de graduação e pós-graduação ( mencionar segundo grau, se for profissionalizante). Caso esteja pleiteando um estágio, terá mais uma razão para começar dizendo onde fez, ou está fazendo, a faculdade.

4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Essa é uma parte extremamente importante do currículo. Deve-se falar, de maneira sucinta, os lugares que trabalhou e quais foram as suas experiências dentro de cada empresa. Ou seja, falar do que é capaz. Uma ótima idéia é organizar o texto em tópicos.
Mas como ser tão sucinto? Mencionar apenas as 5 últimas empresas que trabalhou começando pelas mais recentes e caminhando para as mais antigas. Mencionar o nome da empresa, se ela não for conhecida fazer uma rápida apresentação da mesma (ramo de atividade, posição no mercado, faturamento e número de funcionário); período de sua contratação; e, depois, descreva seu cargo e o que fazia na prática.

5. CURSOS EXTRAS
Cursos que não estão relacionados à posição que o candidato está pleiteando não têm razão para serem mencionados. Colocar apenas os que o fizeram desenvolver alguma habilidade interessante para a empresa onde quer trabalhar.

6.  INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - Informações adicionais
Quanto ao conhecimento em idiomas e em informática, informar o que realmente sabe, para não se contradizer em um eventual teste relâmpago.

DICAS
Capa cor-de-rosa não ajuda
Usar folhas brancas e limpas . Até a tipologia deve seguir a linha tradicional: Courier, Arial ou Times New Roman, em tamanho 12 ou 14. Os negritos, itálicos e sublinhados só devem ser usados para organizar as informações. Erros de português causam má impressão.
• Desnecessário encaminhar fotos, a menos que seja solicitado pelo empregador;
• "Citar referências é inadequado. Se preciso, ele entra em contato com o antigo empregador por seus próprios meios". (Marisa da Silva, da Career Center);
• uma viagem só deve ser mencionada se agrega valor profissional, como intercâmbios e cursos no exterior;
• não usar frases de efeito ou jargões, nem linguagem técnica;
• não assiná-lo, mas o nome deve aparecer em todas as páginas;
• hobbies não devem ser incluídos;
• não fale em salário: remuneração é assunto para ser discutido em entrevista;
• informações repetidas reduzem a concentração de quem lê;
• carta de apresentação, só quando é pedida, ou em casos que requerem explicação, como o do candidato que quer mudar de área;
• usar frases curtas evitando passar de duas páginas, não reduzindo a fonte. Se sua experiência e conhecimentos exigirem mais espaço, faça outro currículo mais detalhado e só o apresente se for chamado para uma entrevista;
• atualização constante: essa é a uma regra básica para manter a eficiência do currículo. Enviar um documento desatualizado é um deslize que pode trazer prejuízos. Incluir novos dados manuscritos é mais errado ainda.

TODOS SABEM, MAS NEM TODOS PRATICAM...
Os 10 erros mais comuns de um currículo:
- O currículo com erros de português, gramática e/ou ortografia.
- Exagerar no conteúdo ou ocultar informações importantes, perder-se em detalhes superficiais e desnecessários.
- Copiar o currículo de outros, o recrutador experiente conhece os padrões mais comuns e consegue identificá-los como plagiados.
- Construir um currículo com excesso de chavões ou expressões batidas, utilizar linguagem rebuscada ou imprópria.
- Indefinição quanto ao objetivo profissional e falta de organização dos dados.
- Não preencher os requisitos básicos exigidos e candidatar-se à vaga.
- Indique a pretensão salarial se a empresa solicitar;
- Enviar o currículo via e-mail com vírus.
- Enviar sempre o mesmo currículo, independente da vaga pretendida.
- Não atualizar os dados.

CURRICULUM VITAE OU CURRÍCULO?
A expressão latina CURRICULUM VITAE quer dizer curso de vida. É um extenso registro da vida profissional e pessoal de uma pessoa, mais apropriado para médicos, professores ou cientistas. É um documento com conteúdo mais detalhado, incluindo relação de artigos publicados, teses defendidas, causas importantes ou projetos implementados.
O CURRÍCULO é o registro da sua história profissional. É a sua propaganda, deve se constituir numa mensagem breve. Não é por acaso que quase no mundo inteiro utiliza-se a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo.

 obs.: este material é uma síntese de diversos materiais encontrados como resultados de pesquisa no site de buscas WWW.GOOGLE.COM devendo ser respeitados seus direitos autorais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário